O assunto da palestra é o relato do drama de uma família de vítimas do nazismo e do antissemitismo escancarado na Alemanha e sua emigração forçada ao Brasil.
O livro conta a história verídica da saga de uma família de judeus alemães com as nuanças de um romance.
Os acontecimentos sentidos, envolvendo membros dessa família, englobam praticamente um período de trinta anos de episódios conturbados em situações geopolíticas diferentes.
Os mesmos ocorreram, inicialmente, na Alemanha, em 1916, no auge da I Guerra Mundial e, alguns anos mais tarde, renascem, com muita intensidade e comoção à época do nazismo de Adolf Hitler e suas práticas criminosas.
Logo após, os acontecimentos passam a se desenrolar na Espanha dos republicanos e de Francisco Franco, num confronto de sangue e de interesses políticos escusos; a seguirm-se em frenética corrida contra o tempo, para Itália de Benito Mussolini e as suas leis racistas de consequências desastrosas e terminam, no Brasil, do Estado Novo de Getúlio Vargas, à época da II Grande Guerra, com as suas tristes e dolorosas memórias.
É mais um relato documentado, em forma de romance, de um dos períodos mais negros da história humana, o Holocausto.
O drama vivido pelos membros dessa família, para escapar às perseguições desencadeadas pelo anti-semitismo escancarado ou para sobreviver em meio à irracionalidade humana ou para reiniciar uma vida nova, como refugiados em países estranhos, é o assunto deste livro!
Pelo seu estilo claro e vivaz, o texto prende o leitor do começo ao fim, conseguiu transportá-lo para a época e fazê-lo compreender o que estava esquecido.