Moishe, um ator judeu, estava desempregado há muito tempo e quando a depressão bateu forte achou que havia chegado o momento de aceitar qualquer trabalho que aparecesse.

Abrindo os classificados da Associação de Atores viu um anúncio que dizia “Precisa-se de ator para interpretar um macaco”.

– “Eu posso fazer isso”, – pensou Moishe.

Para sua surpresa, o emprego era no Zoológico do Central Park em Nova York. Devido aos cortes no orçamento e à recessão, a administração não podia importar um macaco para substituir o falecido e decidiram que até que conseguissem o dinheiro iriam colocar um ator com uma roupa de macaco.

Desesperado, Moishe aceitou a oferta e começou o trabalho.

No início, sua consciência o importunava e ele se sentia desonesto por enganar os frequentadores do Zoológico. Também se constrangia por usar o traje de macaco e estar sendo observado pela multidão que acompanhava cada movimento que fazia.

Depois de alguns dias no trabalho e sentindo-se seguro e confiante na perfeição do traje, ele começou a desfrutar de toda a atenção e passou a dar um show extremamente convincente aos visitantes do Zoológico.

Moishe se pendurava de cabeça para baixo nos galhos, balançava-se nas trepadeiras, escalava as paredes da gaiola e rugia com toda a força enquanto batia no peito. Logo ele estava atraindo uma multidão considerável.

Um dia, enquanto Moishe pendurou-se nos cipós para se exibir para um grupo de alunos, suas mãos escorregaram e ele saiu voando por cima da cerca, caindo na jaula vizinha, onde estava um enorme leão.

Aterrorizado, Moishe recuou o mais longe que pode do leão que se aproximava, cobriu os olhos e rezou a plenos pulmões:

– “Shemá Yisrael, Adonai Elohêinu, Adonai Echad”.

Nesse momento o leão abriu suas poderosas mandíbulas e rugiu:

– “Baruch Shem Kevod Malchuto Leolam Vaed”. 

Foi o que bastou para que de uma gaiola próxima, um panda gritasse:

– “Calem a boca, seus Schmoks, vocês vão fazer com que todos sejamos despedidos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *