Resumo da palestra
DISCURSOS DE ÓDIO:
origens e reciclagem dos mitos antissemitas.
Maria Luiza Tucci Carneiro.

Esta palestra é um convite à exploração do imaginário coletivo e à reflexão sobre a realidade marcada pelo antissemitismo neste século XXI.

Para tentarmos compreender os mitos que regem o antissemitismo secular e sempre atual, iremos analisar algumas narrativas e representações sobre sobre os judeus e que, no seu conjunto, dão corpo e substância ao mito político.

O mito mente e engana, dado o seu elevado nível de convencimento.

Um mito político não é simplesmente um fenômeno social ou uma ideia, é muito mais: é a representação que se faz de determinados fenômenos, pessoas ou ideais, gerando uma mentira que será usada como verdade.

O mito é elaborado, ou seja, modelado com o objetivo de “fazer crer”, construído para enganar um determinado grupo que acredita no que ouve ou pensa que vê.

Enfim, o mito mente e consegue se manter através da repetição e da constante reelaboração da sua narrativa, sempre sedutora, exagerada nos detalhes.

Cada vez mais se faz atualizado, sendo constantemente reciclado pelas novas tecnologias que favorecem a circulação de fake news pelas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *